Algumas limpezas convêm serem feitas todos os dias e aumentam a saúde da casa em grande:
1. Maçanetas e puxadores de portas e armários – São peças usadas múltiplas vezes ao dia, recebem bactérias do exterior e são tocadas por múltiplas pessoas diferentes. Um produto de limpeza desinfetante trará resultados ideais.
2. Banca de Cozinha – partículas de comida ficam sempre retidas na banca e especialmente no ralo. Recomendamos o uso de um spray desinfetante e um desengordurante.
3. Máquina da loiça – outro sítio que retêm partículas de comida, um sítio constantemente quente e húmido. Uma lavagem com vinagre branco pode trazer alguma frescura à sua máquina.
4. Micro-ondas – já deve ter sentido que certos materiais acumulam cheiros e partículas após ir ao micro-ondas. Mas o micro-ondas também está sujeito a manchas e maus cheiros. É recomendado o uso constante de um pano de micro-fibra e um desengordurante.
5. Mesa e cadeiras – sendo uma das áreas mais movimentadas da casa, uma limpeza é essencial. É usada em tempos de convívio, de partilha da refeição, muitas vezes no tempo livre também. Um produto desinfetante é ideal mas cuidado com os produtos usados, evite tudo que seja abrasivo e aconselhe-se antes de utilizar um produto em madeiras, cerâmicas, cromados, pedra, etc.. Independentemente do produto usado ou se só usou um pano húmido, é sempre aconselhado passar um pano seco logo de seguida no que toca a mobiliário.
6. Lavatório de casa de Banho – uma zona muito usada e propícia a agrupar diferentes bactérias. É uma área que deveria ser limpa ao final de cada dia. Não se esqueça de limpar a torneira e manípulos.
7. Sanita – O botão de autoclismo e o assento são as partes da sanita com mais utilização e que mais precisam de ser higienizadas. Se a limpeza diária não for possível, a sua limpeza é recomendada pelo menos 2 vezes por semana.
8. Teclados, comandos e ecrãs touch – todos eles são tocados por mãos, muitas vezes por lavar. Limpar a superfície destes objetos ao final do dia é recomendado, mas cuidado com os produtos de limpeza usados.
Não se esqueça de dar prioridade a métodos de limpeza bio-degradáveis, naturais e não tóxicos.