Aqueça o ambiente
A zona da lareira, salamandra, etc. vai ser sempre o centro das atenções nesta época do ano, lembre-se de dar um pouco de atenção a esta zona da casa independentemente de onde seja.
Atenção às texturas
Nos têxteis procuram-se malhas mais trabalhadas e, conforme a época, como o veludo, pelos, lãs e polares. Os materiais e padrões mais rústicos e naturais têm a tendência a transmitir uma sensação de conforto e aconchego, por isso priorize a introdução destes elementos. Adicione uma manta, troque a capa das almofadas, mude a toalha de mesa, adicione alguma decor ou acrescente à sua sala aquela mesinha de apoio rústica de que já se tinha esquecido na garagem.
Aposte nos aromas
Nada é mais acolhedor e mais rápido a criar um ambiente de imediato do que os nossos sentidos, e um deles é o olfato! Cheiros estimulantes e típicos da época, como o cheiro a doces e bolachas, maça, abóbora, pinheiro, a típica canela e laranja, sendo as mais tradicionais. Velas, micados, óleos naturais ou mesmo sacos com plantas secas — há muitos métodos para dar um odor mais forte ou mais suave à sua casa e criar um ambiente familiar.
Mude o esquema de cores
A típica decoração Natalícia (que deve sempre combinar com o resto do ambiente da casa) não deve sobrecarregar demais o ambiente decorativo. Deve ser feita com bom gosto e sem elementos a mais ou a menos, elementos a menos podem causar um ambiente pobre e a mais um ambiente pouco confortável e acolhedor. Lembre-se que no meio está a virtude e que no Natal o que contam são as intenções. Cores quentes são por norma a escolha mais acertada num tempo frio: vermelhos, laranjas, bronzes, dourados, verdes profundos, malvas e âmbar.
Traga a natureza para dentro de casa
Plante ou coloque num vaso flores da época, use e abuse dos ramos secos e plantas silvestres na decoração ou mesmo um vaso com um pinheirinho.